Artigos e Estudos Publicados

Acompanhe neste espaço os artigos publicados pela Dra. Juliana Monteiro Candeloro que é Mestre em Hidroterapia na Clínica Poolterapia: 

Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo: Relato verbal de idosos para geração de informações sobre as categorias usadas para auto avaliação dos efeitos do tratamento hidroterapêutico.

Benefícios da Hidrocinestoterapia em Pacientes com o Uso do Fixador Externo: Este estudo consiste numa revisão bibliográfica, com objetivo de discutir os benefícios da hidrocinesioterapia em pacientes com fixador externo. 

Princípios Físicos que Fundamentam a Hidroterapia: Este artigo fornece uma visão geral dos aspectos físicos que influenciam a imersão e o movimento do corpo humano na água e descreve sua implicações para a hidroterapia.

Avaliação da Qualidade de Vida de Pacientes com FIBROMIALGIA após dois meses de Hidroterapia: Na prática pouco se sabe sobre resultados efetivos no tratamento fisioterápico ou hidroterápica aplicado à fibromialgia. 

Movimentos na Água: Esta revisão vem completar o conteúdo referente a fundamentos da hidroterapia (aspectos físicos da hidroterapia e efeitos fisiológicos da imersão e do exercício na água) e enfoca o estudo do movimento em meio aquoso, o que inclui o equilíbrio como um primeiro passo no treinamento do movimento em meio aquoso.

Revisão e Atualização sobre a Graduação da Resistência ao Movimento Durante a imersão na Água: Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica com atualização e exemplos práticos sobre o uso da água como resistência durante a realização de cinésioterapia em imersão (hidroterapia)

Efeitos Fisiológicos de Sessão de Hidroterapia em Crianças Portadoras de Distrofia Muscular de Duchenne.

Efeitos Fisiológicos da Imersão e sua Relação com a Privação Sensorial e o Relaxamento em Hidroterapia: O objetivo deste artigo é discutir os conceitos e diferentes estudos relacionados ao estado de relaxamento, e as diferentes abordagens usadas na hidroterapia. 

Efeitos Fisiológicos da Imersão e do Exercício na Água: A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é um distúrbio genético, de caráter recessivo, com alta taxa de mutação de um gene localizado no braço curto do cromossomo X. Caracteriza-se por um distúrbio progressivo e irreversível, principalmente da musculatura esquelética.

Ensino de Hidroterapia na Graduação-Estabelecendo Objetivos: Este trabalho é uma primeira apresentação dos objetivos de ensino a serem alcançados na disciplina de hidroterapia, parte do currículo mínimo oficial dos Cursos de Fisioterapia. 

Fundamentos da Hidroterapia para Idosos: Este artigo apresenta os fundamentos básicos a serem considerados pelo fisioterapeuta durante a decisão de indicação de hidroterapia para pacientes idosos com diferentes históricos clínicos e funcionais.

Hidroestresse: Efeitos de um programa de atividade física de baixa a moderada intensidade na água no desempenho físico e controle do nível de estresse em adultos jovens.

O Uso de Videoteipe como Feedback no Processo de Ensino-Aprendizagem: Este estudo investigou tanto a validade da auto-avaliação de atividades didáticas relacionadas com o ensino de habilidades fisioterapêuticas durante a imersão da água (hidroterapia).

Proposta de Protocolo Hidroterapêutico para Fraturas de Fêmur na Terceira Idade: O aumento da expectativa de vida, ocorrido ao longo dos últimos anos, devido, principalmente aos avanços da medicina e na produção mundial de alimentos, vem permitindo um paulatino e persistente envelhecimento da população.

RE: 6334-SP