Poolterapia na Mídia

Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo:
Relato verbal de idosos para geração de informações sobre as categorias usadas para auto-avaliação dos efeitos do tratamento hidroterapêutico.
(Verbal report of seniors for generation of information on the categories used for self-evaluation of the effects of hydrotherapeutic treatment).


Juliana Monteiro Candeloro

RESUMO: Este trabalho vem demonstrar como o relato verbal pode ser uma rica fonte de dados sobre as categorias de auto-avaliação da evolução clínico-funcional estabelecidas pelos sujeitos em relação à intervenção hidroterapêutica efetuada. Após a análise dos relatos de 16 mulheres de um programa de hidroterapia encontrou-se sete categorias de referências de evolução clínico-funcional: melhora no desempenho ao realizar atividades de hidroterapia; melhora de sensações e percepções corporais; melhora funcional; melhora no quadro álgico; melhora na execução das atividades diárias e diminuição do uso de medicação. Esses relatos podem ser utilizados como feedback para o fisioterapeuta ao avaliar o critério de referência do paciente, auxiliando na criação de uma linguagem comum e possibilitando o uso de reforçadores mais específicos.

Confira na  integra este Relato verbal de idosos para geração de informações sobre as categorias usadas para auto-avaliação dos efeitos do tratamento hidroterapêutico.

Image OMB

RE: 6334-SP