Técnica Halliwick

James McMillan desenvolveu o conceito Halliwick desde 1950, como um método de natação para pessoas com necessidades especiais. Ele baseou o conceito no seu conhecimento sobre fluidos mecânicos e somou isso a conceitos teóricos e observações realizadas, com as reações do corpo humano no ambiente aquático. Essa combinação de fluidos mecânicos com respostas neurobiológicas do corpo conduziram para uma seqüência de aprendizado sensório-motor, chamado de Programa de Dez Pontos. Esta seqüência conduz uma pessoa da adaptação na água para uma progressão básica de natação. Um tópico central no programa é a realização do controle das rotações em torno dos vários eixos do corpo. Essas rotações ocorrem devido ao chamado "efeito metacêntrico", isto é, a relação entre as forças gravitacionais e o empuxo. Essa relação é alterada por mudanças no 

My Image

formato e/ou densidade que ocorre em um corpo com alterações. Os dez pontos têm quatro fases: Ajuste Mental, Restauração do Equilíbrio, Inibição e Facilitação, mostrando a filosofia do processo/orientado do conceito. O conceito é muito popular em reabilitação neurológica e pediátrica e freqüentemente é chamado de "Bobath na água".

Ajuste Mental: Ajustamento Mental (acostumar-se com o ambiente) e o Desprendimento (independência do paciente); O Comando de voz deve ser curto e preciso e orientação quanto à ação a ser realizada pelo paciente.


Restauração do Equilíbrio: Controle da rotação sagital, transversal, longitudinal e combinada.


Inibição: Inversão mental, equilíbrio estático e deslizamento turbulento.


Facilitação: Progressão simples e movimento básico de natação.


Do 11º ponto em diante não é interessante para os fisioterapeutas, pois são relacionados à natação sendo utilizados pelos educadores físicos. Podemos trabalhar com esse método também formando grupos de jogos e brincadeiras, introduzindo ritmo e música durante a atividade.

Tratamento em grupo incentiva a competição, o desprendimento, aprender a ganhar e a perder, utilizar a imaginação e oferece prazer. O Halliwick é indicado para patologias neurológicas, como TCE, Lesado Medular, AVE, etc.

Para refletir ou esclarecer:

  • Halliwick é um meio de vida;

  • O corpo sabe como se mover;

  • A terapia na água dá tempo para pensar e os pacientes precisam;

  • Devemos incentivar o movimento e o ritmo do paciente na água, pois, às vezes, ele não consegue realizar em solo.

My Image